blog

Pesquisar
Close this search box.

No auge: conheça as brasileiras que não saem da cabeça da galera

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, traz importantes reflexões sobre as diversas lutas femininas ao longo da história. Com o passar dos anos, a representatividade feminina tem aumentado em espaços que antes eram majoritariamente masculinos, como o cenário musical.

Para homenagear essa data que é um importante marco na nossa história, a Guichê separou a trajetória de algumas personalidades que amplificam a voz feminina no cenário musical brasileiro. Se liga na jogada delas:

Ivete Sangalo

A cantora baiana despontou no cenário musical quando assumiu o comando da Banda Eva, em 1990. A partir daí, a carreira de Ivete decolou, fazendo com que ela se tornasse uma das maiores cantoras do País. Em 1999, Ivete deixa a Banda Eva para dedicar-se a sua carreira solo.

Em mais de 30 anos de carreira, a musa coleciona sucessos como “Festa”, “Poeira”, “Flor do Reggae”, além dos hits que marcaram os carnavais dos últimos dois anos, como “Cria da Ivete” e “Macetando”

Anitta

Nascida em Honório Gurgel, bairro do Rio de Janeiro, Anitta despontou para todo o Brasil em 2013 com o hit “Show das Poderosas”. Em 2015, com o lançamento do álbum “Bang”, a cantora começa a investir em um novo posicionamento em sua carreira que a insere no mercado internacional. 

De lá pra cá, a mistura de pop com elementos do reggae, R&B e o reggaeton rendeu parcerias com nomes, como: J Balvin,  Maluma, Iggy Azalea, Snoop Dogg, Becky G e Alesso, entre outros. Em 2022, com a música “Envolver”, Anitta alcançou a primeira posição do Spotify Global.

Alcione

Ao longo dos seus 50 anos de carreira, a Marrom coleciona mais de 30 álbuns e premiações importantes, como o Grammy Latino, Press Awards e Academie Arts Science Lettres, entre outras. O pontapé inicial da carreira como cantora foi nos anos 70 com o lançamento do seu primeiro compacto, que fez viralizar as músicas “Figa de Guiné” e o “O Sonho Acabou”.

No carnaval deste ano,  a Rainha do Samba, como Alcione é conhecida, foi a homenageada da escola de samba Estação Primeira de Mangueira com o samba enredo “A Negra Voz do Amanhã”.

Ludmilla

A carioca surgiu no cenário do funk em 2012 como MC Beyoncé. Em 2014 decidiu abandonar o nome artístico e passou a se apresentar como Ludmilla. O mesmo ano ficou marcado pelo lançamento do álbum “Hoje” que trouxe os sucessos: “Hoje”, “Te ensinei Certin” e “Não quero mais”.

Com o lançamento do projeto “Numanice”, Lud alcançou reconhecimento com a conquista de um Grammy Latino, na categoria “Melhor álbum de Samba/ Pagode”, além do Prêmio Multishow na categoria “Show do Ano”.

Sandy

Quem era fã de Sandy e Júnior nunca teve dúvidas do talento da cantora, não é mesmo? Sandy Leah despontou no cenário musical ao lado do seu irmão, em 1989. Em 2007 a dupla chega ao fim e Sandy inicia sua trajetória em carreira solo.

Ao longo dos mais de dez anos de carreira, Sandy lançou três álbuns. O primeiro, “Manuscrito”, rendeu disco de platina. O segundo disco, “Sim”, rendeu disco de ouro. Recentemente, a cantora lançou o EP “Princípios, Meios e Fins”.

Marília Mendonça

Marília Mendonça teve uma carreira meteórica. Foi cantora, compositora e uma das precursoras do feminejo, sendo uma das primeiras mulheres a ocupar um lugar de destaque dentro do gênero musical. Marília fez parte do projeto “As Patroas” com as também sertanejas Maiara e Maraísa, contribuindo ainda mais com a visibilidade das mulheres na música.

Em 2021, após um acidente aéreo, a cantora infelizmente teve sua carreira interrompida, mas deixa um enorme legado para o mundo da música com músicas que até hoje são sucesso, como os hits “Infiel”,  “Leão”, “Dois enganados”, “Insônia” e “Supera”, entre outros.

Ana Castela

Com apenas 18 anos, Ana Castela lançou seu primeiro hit “Boiadeira”, apelido que a cantora carrega. Seu repertório é construído em cima de temas do agro e da vida na roça. Com uma carreira em plena ascensão, a cantora já fez parcerias com nomes, como Gusttavo Lima, Ludmilla, Alok e Luan Santana, entre outros.

Foi eleita em 2022 a artista revelação do ano no Prêmio Multishow e uma das artistas mais ouvidas do streamming em 2023.

Maiara e Maraísa

As irmãs gêmeas nascidas no Mato Grosso, logo dominaram o Brasil com hits como “Medo Bobo” e “10%”. A carreira das duas deslanchou com o lançamento do primeiro álbum com o nome da dupla, Ao Vivo Em Goiânia, em 2015.

Logo após tanto sucesso, as duas ganharam o apelido de “As Patroas” e fizeram uma turnê pelo Brasil levando “A Festa das Patroas”, em parceria com Marília Mendonça. Como resultado dessa parceria, em 2016, a dupla lançou um EP junto com Marília, o “Agora é Que São Elas”.

Para entrar no clima

A Guichê separou os principais sucessos das musas da música brasileira em uma playlist incrível. Clique aqui para ouvir.

Confira no site da Guichê os principais eventos com as musas do momento.

COMPARTILHE: