Se você ainda não foi vítima de nenhum golpe on-line, com certeza conhece alguém próximo que já tenha sido enganado pela internet. Ser vítima desse tipo de crime pode gerar vários tipos de transtornos, tanto financeiros, quando envolvem uma quantia significativa de dinheiro, quanto pessoais, com roubo de dados e senhas.
Um dos crimes mais comuns e que tem feito diversas vítimas são aqueles em que os golpistas criam um site semelhante a um verdadeiro, prática conhecida como pharming, induzindo às vítimas a realizarem determinadas ações, como compras ou cadastro de dados, por exemplo. Nesses casos, os usuários só percebem se tratar de um golpe após a finalização do processo.
Para aumentar as chances de sucesso do golpe, também é comum o envio de e-mails marketing ou links patrocinados com ofertas mirabolantes, esse tipo de fraude é mais conhecido como phishing. Por isso, atenção redobrada ao receber algum tipo de anúncio com valores abaixo aos do mercado.
Além disso, existem outros tipos comuns de fraudes, como: vishing (ligações), whatsapp, redes sociais e outros.
Pensando nisso, a equipe da Guichê Web preparou um conteúdo especial com algumas dicas para que você saiba como se proteger desse tipo de atividade mal intencionada.
Atenção:
- Utilize dispositivos seguros (computadores, tablets ou smartphones);
- Pesquise a reputação do site em que está comprando (redes sociais ou canais como o Reclame Aqui);
- Leia atentamente as descrições do site (páginas falsas podem conter erros ortográficos);
- Verifique se na página consta o CNPJ da empresa;
- Faça uma pesquisa sobre o produto que deseja comprar e compare os valores. Desconfie sempre de preços muito baixos;
- Verifique se o site é seguro: procure sempre pelo ícone de um cadeado, ao lado da url (endereço) do site.
- Prefira digitar o endereço do site na barra de endereço do navegador.
Vai comprar ingresso para o show do seu artista favorito? Se liga!
Procure sempre comprar pelos canais oficiais e sempre confira a url do site ou utilize o app oficial, disponível na loja de aplicativos.
App da Guichê Web para Android
Site oficial: www.guicheweb.com.br
Você sabia?
As vítimas são as pessoas que compraram e não receberam o produto e a empresa que teve seus dados utilizados indevidamente.
Verifique se o site ainda está ativo e copie seu endereço (URL);
- Verifique se o site ainda está ativo e copie seu endereço (URL);
- Faça um print da página e do produto anunciado;
- Providencie uma cópia do boleto ou dados bancários utilizados para o pagamento, bem como do comprovante do pagamento;
- Em posse de todas essas informações, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico através do site da Delegacia Eletrônica na opção OUTRAS OCORRÊNCIAS.
Palavra do especialista
“ Para diminuir os riscos de sofrer um golpe na hora de comprar os ingressos para o evento que deseja, o consumidor deve sempre buscar a revendedora oficial que está realizando a comercialização e se atentar a possíveis fraudes. Caso seja vítima de um golpe, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência indicando o “vendedor” para facilitar sua identificação, pois esses casos se enquadram como crime de estelionato. Além disso, é indicado procurar um advogado de sua confiança para verificar a possibilidade de recuperar o valor perdido”.
Artur Ramalho, advogado especialista em Direito do Consumidor
MR Advogados Associados
Fonte:
Serasa/ Delitos praticados por meios eletrônicos/ Polícia Civil